Pesquisa aponta as brasileiras mais notáveis

mulheres-mais-lembradas-do-brasil

Mulheres das gerações Z e X apontam quem são as 12 brasileiras que mais se destacam no País

 

Marta, Glória Maria, Maria da Penha são alguns dos 12 nomes apontados como “notáveis” pelas 620 brasileiras entrevistadas pelo Instituto Qualibest para a pesquisa intitulada “A Flor deste botão: a novíssima geração das mulheres brasileiras”. O estudo tem por objetivo investigar valores, atitudes e comportamentos da Geração Z relacionados ao fato de ser mulher e à beleza. Também foram ouvidas mulheres da geração X, como contraponto.

O Instituto utilizou um mix de metodologias e de abordagens, todas digitais, e conseguiu estabelecer um diálogo com esse público trazendo conclusões interessantes sobre a perspectiva dessas gerações com respeito aos temas estudados. “Utilizamos a abordagem por meio de blogs, diários digitais, netnografia no Facebook, vídeos auto-filmados, WhatsApp e questionários online”, diz Daniela Chammas Daud Malouf, diretora do Instituto Qualibest.

Um dos resultados foi a montagem de um “Calendário das mulheres notáveis brasileiras”, que retrata a visão das meninas sobre quem se destaca como mulher no Brasil. A partir de nomes sugeridos por elas mesmas na etapa qualitativa (ou a partir de um olhar analítico sobre os resultados qualitativos) 24 nomes foram estimulados numa etapa quantitativa, dos quais chegou-se em 12 nomes, respeitando diferenças estatísticas entre as gerações Z e X.

Os resultados revelam uma abrangência de perfis – de artistas a jornalistas, esportistas a ativistas (como a Maria da Penha), das mais sérias às mais rebeldes, das mais jovens às mais velhas. Uma abrangência que revela o olhar múltiplo e diversificado destas meninas, que é um dos principais resultados deste estudo.

 

 

Sobre a pesquisa

Público

Mulheres, representantes de duas gerações distintas, focando num retrato da geração Z, mas buscando os contrastes e as similaridades:

  • Geração Znascidos a partir de 1991 (11-19 anos);
  • Geração X: nascidos nas décadas de 60 e 70;
  • Classes: ABC, GSP  /  SE, NE, SUL (capitais, RMs e interior).

 

Metodologias e abordagens

  • Diário digitalacompanhando o dia a dia em tempo real, capturando comportamentos diários em seus detalhes e registrar comportamentos automáticos;
  • Blog + WhatsApp: bate-papo realizando tarefas e usando técnicas  projetivas;
  • Netnografia: observando como as pessoas se expressam espontaneamente no meio digital;
  • Mergulho Digital: vídeos auto-filmados, com inspiração etnográfica, visualizando o contexto de vida das meninas e suas mães e ilustrando os resultados;
  • Quanti: mensurando comportamentos, atitudes e valores.

 

Quanti 1: focada em hábitos e comportamentos relacionados à beleza

  • 707 entrevistas
  • Jovens entre 13 e 20 e adultas entre 35 e 45 anos
  • Das classes sociais ABC
  • Residentes no Brasil

 

Quanti 2: focada em Valores e Atitudes relacionadas ao Feminino e à Beleza

  • 620 entrevistas
  • Jovens  entre 13 e 20 e adultas entre 35 e 45 anos

  • Das classes sociais ABC

  • Residentes no Brasil

 

Sobre o Instituto QualiBest

Fundado em 2000, o Instituto QualiBest foi pioneiro no segmento de pesquisas online no Brasil. Filiado à Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP) e à European Society of Opinion and Marketing Research (ESOMAR), o QualiBest conta com o maior painel online do mercado nacional, totalizando mais de 250 mil consumidores cadastrados em todo o país. O Instituto realiza pesquisas qualitativas e quantitativas com metodologias inovadoras e tecnologias de ponta para desenvolver maneiras eficazes e criativas de estudar comportamentos, preferências e mercados.

Fonte: Circular Comunicação

Isabelle Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *