Abrajet-PB sai na frente em defesa do “Turismo Sustentável”

IMG_1275

Publicado em 19 fev 2017 no site PB em Destaque

Messina PalmeiraA presidente da Abrajet-PB , Messina Palmeira, abraçou a causa em prol do Ano Internacional do Turismo Sustentável, com o tema “Limpa Praia Abrajet-PB” e lança o Primeiro Museu Simbólico de Lixo de Praia a Céu Aberto do Planeta. O ano de 2017 foi declarado como o Ano Internacional do Turismo Sustentável.

Isso ocorreu no dia 4 de dezembro durante a assembleia geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que aconteceu em Nova York.
O então secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon explicou que o objetivo da Organização Mundial do Turismo (OMT), agência das Nações Unidas que lidera a iniciativa, é ampliar a compreensão e a conscientização da importância do turismo no compartilhamento do patrimônio natural, cultural e distribuição da riqueza proporcionada pelas viagens.
Criando assim uma oportunidade única para fazer avançar a contribuição do turismo sobre os três pilares da sustentabilidade – econômica social e ambiental.
O turismo, se bem concebido e gerido, oferece oportunidade de subsistência, geração de emprego e renda, valorização das diferenças culturais, redução de impactos negativos ambientais e socioculturais, ajuda também a reduzir a pobreza, promover a inclusão social e fortalecer a paz no mundo.
Aqui na Paraíba, precisamente na Abrajet (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo da Paraíba), abraçou a ideia das ações do “Ano Internacional do turismo Sustentável”, e formatou o Projeto Limpa Praia Abrajet-PB.
O projeto “Limpa Praia Abrajet-PB”, tem por objetivo alertar a população e turistas de um modo geral, para a necessidade de não se jogar lixo nas praias paraibanas.
Segundo a presidente da Abrajet-PB, Messina Palmeira, “Assumiu a responsabilidade de divulgar e repercutir ao máximo o turismo paraibano, além de cobrar mais ações que beneficiem o turismo em todo nosso Estado. Para ela, será necessário acreditar em uma política ambiental que valorize o turismo sustentável”. Nesse projeto, procuraremos dar um exemplo de cidadania, ecologia e educação ambiental, pois quanto maior for à consciência socioambiental, menores serão os prejuízos causados ao planeta.
Durante todo o trajeto, que terá dois quilômetros, teremos uma comissão de frente levando um grande cartaz produzido com o lixo recolhido na semana anterior ao evento. Os participantes munidos dos sacos de lixo fornecidos pela prefeitura promoverão uma verdadeira varredura na praia do Cabo Branco. O legado desse projeto piloto é deixar registrado na memória do paraibano e visitante que uma das saídas para um mundo menos poluído, mais saudável e com praias limpas depende de cada um.

O lixo é de quem o produz e deve ser descartado da maneira correta: colocando-o num depósito de lixo ou levando-o para uma empresa de reciclagem.

Nesta mesma abordagem vamos cobrar mais cestos de lixos da Prefeitura Municipal de João Pessoa.

Ao final da caminhada ecológica, vamos colocar o lixo recolhido num círculo demarcado e inaugurar o “Primeiro Museu Simbólico de Lixo de Praia a Céu Aberto do Planeta”.

Na mesma ocasião, vamos convidar artistas para, a partir do lixo recolhido, fazer obras de arte.

O escultor Jurandir Maciel, que foi o artista escolhido para fazer o Troféu Waldemar Duarte, já aceitou fazer parte do projeto.

O Troféu Waldemar Duarte é uma premiação que a Abrajet-PB entrega anualmente aos melhores do turismo de cada ano.

Dados sobre o Projeto Limpa Praia Abrajet-PB Data: 01 de março, quarta-feira) maré: preamar: 5:15 – baixa-mar: 11:15) Saída: às 07h30 do hotel Skyler (beira-mar da praia do Cabo Branco) Chegada: (à combinar ) no Centro de Turismo e Lazer Sesc Cabo Branco.

PB em DESTAQUE/Messina Palmeira

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *