Almirante Tamandaré, o velho marinheiro

Almirante Tamandaré

Almirante Tamandaré, o velho marinheiro

 

 Por Messina Palmeira     

 

O patrono da Marinha de Guerra do Brasil, que foi militar da Armada Imperial Brasileira, é  o famoso Almirante Tamandaré, cujo nome é Joaquim Marques Lisboa.

Sua história, intimamente ligada a do imperador Dom Pedro II, é marcada por sua participação em várias lutas durante o período colonial e principalmente na guerra pela independência do Brasil. No dia do seu nascimento, 13 de dezembro, é celebrado o Dia do Marinheiro.

Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco homenageiam o Almirante Tamandaré dando seu nome a três municípios desses Estados. Em outros Estados do Brasil, seu nome é lembrado com estátuas, bustos e nomes de ruas. No Estado da Paraíba, a capital paraibana abriga a Avenida Almirante Tamandaré. Essa importante via de acesso está localizada a beira mar da praia de Tambaú.  No centro dessa praia, que a separa da praia do Cabo Branco, existe um busto do Almirante Tamandaré, que marca a homenagem e é parada obrigatória para visitantes e ponto de referência para os moradores da cidade.

A Avenida Almirante Tamandaré, ao longo dos seus cerca de 1 Km, tem em toda a sua extensão, hotéis, restaurantes, ilhas com barracas de praia, a sede da PBTur,  o Centro de Atendimento ao Turista da Prefeitura de João Pessoa, um mercado de peixe, bancas de revista, ferinha e lojas de artesanato, um centro gastronômico com comidas regionais, locadora de veículos, salões de beleza, flats, um posto de observação para salvar  possíveis afogamentos, edifícios residenciais, academia de ginástica, sorveteria, cafeteria, loja de conveniência e  pontos de taxi. Nas areias brancas da praia de Tambaú são observadas micro dunas com vegetação nativa, pequenos animais do tipo Maria Farinha. Acompanha essa importante avenida, uma ciclovia e bancos de alvenaria são um convite ao ócio, ao bom papo e ao lazer. O mar da praia de Tambaú, por causa de barreiras de corais, é calmo, morno e propício ao banho. A cerca de 1Km. e meio existe piscinas naturais, conhecidas como Picãozinho. Para se chegar a essas piscinas barcos, do tipo Catamarães, conduzem turistas a esses locais paradisíacos. A praia mais famosa do município é palco para diversas atividades esportivas, culturais e sociais. Da praia de Tambaú vislumbramos a Ponta do Cabo Branco, que majestosa, esconde a Ponta do Seixas, o ponto extremo oriental das Américas.

Isso é Tambaú e essa é a nossa homenagem ao Almirante Tamandaré, que, silencioso, dá fidalguia ao bairro mais famoso da cidade.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *