Medicina do Unipê é curso particular mais bem colocado na Anasem na PB

 O curso de Medicina do Centro Universitário de João Pessoa – Unipê alcançou o melhor desempenho entre todas as faculdades privadas da Paraíba na Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem). Com sua primeira turma tendo percorrido, até agora, menos da metade do caminho rumo à graduação, o curso de Medicina do Unipê mostrou a que veio, alcançando a média 101,1 e superando, ainda, as médias estadual (99,8) e nacional (100) no exame, sendo a única faculdade privada do Estado a também alcançar essa posição. As informações são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e responsável pela gestão do exame.

Para a representante da turma do 4º período de Medicina Renata Bium, o receio antes de fazer a prova deu lugar a uma sensação de tranquilidade durante o exame, pois nele não havia surpresas. “Praticamente tudo nós já tínhamos estudado em sala de aula”, revelou. Agora, ao receber o resultado, ela revela ter confirmado uma certeza. “O Unipê foi a única instituição particular na qual prestei vestibular. Mesmo sabendo que o curso estava no início, não me amedrontei, porque o Unipê tem nome, tradição, o que me deu confiança na formação que a Instituição poderia me dar. Agora, depois desse resultado, tive a certeza de que estou tendo todo o aparato para a excelência na minha graduação”, declarou.

Para o coordenador do curso de Medicina do Unipê, Arlindo Monteiro, a principal razão desta conquista é a qualidade dos alunos, que são resultado de um trabalho desenvolvido desde a seleção para entrada na Instituição. “Nossos alunos são selecionados a partir de vestibulares cuja exigência é diferenciada e trabalhados em um sistema educacional também diferenciado, que segue as diretrizes nacionais dos cursos de Medicina, publicadas em 2014. Aqui, no Unipê, procuramos trabalhar as competências (conhecimento, habilidade e atitudes) nas esferas de gestão, educação e atenção à saúde e, desde o primeiro período, nosso aluno está inserido na realidade prática do sistema único de saúde”, asseverou.

Arlindo ainda destacou que o resultado traz muito a se comemorar e mostra que o curso está no caminho certo. “Avalio o resultado de forma muito positiva. Somos uma faculdade cuja turma inicial sequer chegou à metade do curso e superamos a marca de 100 pontos na Anasem, ou seja, somos o curso de Medicina melhor colocado dentre as faculdades privadas do Estado da Paraíba e ficamos acima da média nacional”, comemorou.

Um resultado que ratifica o planejamento diferenciado pensado desde o início do curso. Assim o professor Arlindo resume essa conquista, que apenas motiva um trabalho ainda mais direcionado às diretrizes nacionais e à formação exemplar dos profissionais médicos. “O resultado alcançado na Anasem representa, antes de tudo, um reconhecimento do esforço dos alunos e dos professores de nosso curso, aliado à competência da equipe de coordenação. Significa ainda um grande estímulo para o quadro docente e para os nossos discentes. Focamos no primeiro lugar do Estado e o trabalho será continuado e aperfeiçoado nesta direção”, acrescentou.

Sobre a Anasem

A Anasem é a Avaliação Seriada dos Estudantes de Medicina, prevista na Lei nº 12.871, de 22 de outubro de 2013 em seu art. 9º, §§ 1º e 2º, e realizada pelo INEP-MEC para os alunos que estão no 2º, 4º ou 6º anos do curso. É a primeira participação dos alunos do Unipê nesta prova. A Anasem visa avaliar os estudantes por meio de instrumentos e métodos que considerem os conhecimentos, as habilidades e as atitudes previstas nas diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação em Medicina.

Fonte: Centro Universitário de João Pessoa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *