Unipê fica entre as 8 melhores faculdades de Direito do Brasil

fotos site imprensa10

 

 

Geace do Unipê foi o melhor time da Região Norte-Nordeste em Competição de Arbitragem

O Grupo de Estudos em Arbitragem e Comércio Exterior do Unipê – GEACE do Unipê se destacou na maior competição de arbitragem da América Latina, a Competição Brasileira de Arbitragem, consagrando-se entre asoito melhores faculdades de Direito do país e a melhor do Norte-Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. Aconquista, de acordo com o professor Napoleão Casado, que é coach do time do Unipê e também tem experiência com o time da PUC-SP, é notável e fruto, principalmente, de muita dedicação por parte dos estudantes.

“Nossa atuação causou muita admiração em todos os 1.200 participantes da competição. Tanto que a OAB-RJ gravou um vídeo comigo questionando como uma Equipe de uma região sem tradição em Arbitragem já chega tão longe na sua segunda participação. O segredo disso está na perseverança dos alunos. Nos últimos 30 dias eles treinaram todos os dias, com faculdades de todo o Brasil, via Skype, participando, ainda, de uma prévia na cidade do Rio de Janeiro. Uma persistência que fez a diferença na competição”, declarou Casado.

A equipe do Unipê ficou entre as oito melhores faculdades de Direito do Brasil, ao lado de UERJ (campeã), USP, UFMG, FGV-SP, UFRGS, UNB e Universidade Positivo. “Ou seja, fomos a melhor universidade do Norte e Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. Dentre 72 equipes participantes”, celebrou o coach do time.

Uma participação digna de elogios de todos os árbitros em uma competição que passou pelos melhores escritórios de advocacia do país. Um resultado de destaque, de acordo com Napoleão Casado, que destaca que esta é apenas a segunda participação do Unipê na competição nacional, que é a maior da América Latina. Com os resultados alcançados, para Napoleão, as chances são de que o Unipê seja brevemente campeão nacional de arbitragem.

“Temos plenas condições de nos próximos anos ser campeões. Mas vencer nessa competição importa muito menos que o processo de aprendizado. É uma escola de argumentação, onde o aluno sai preparado para advogar ou para exercer qualquer outra atividade na carreira jurídica. Um dos oradores, inclusive, já saiu da competição contratado por um escritório de advocacia de São Paulo. É uma excelente vitrine profissional”, ressaltou.

Apoio

Para participar da competição, o time do Unipê contou com o apoio da instituição e de diversos escritórios de advocacia, conforme destacou o também coach do time do Unipê, o professor Henrique Lenon. “Além do apoio institucional, o time do GEACE contou com suporte de escritórios de advocacia do país inteiro: Erick Macedo Advogados; Rocha Marinho e Sales; Wilson Sales Belchior Advogados; Otto Cruz Advogados Associados e Clasen; Caribé & Casado Filho Sociedade de Advogados”, destacou.

Competição Internacional

Agora, o foco do Geace do Unipê se volta para a competição internacional, adianta Casado. “Agora, vamos focar no treinamento da equipe internacional que em março do ano que vem participará do Vis Moot, em Viena, Áustria. A equipe Nacional já terá sua primeira reunião do novo ciclo no dia 16/11/2017”, adiantou.

Alunos compartilham experiências

No próximo dia 7 de novembro, os alunos que participaram da VIII Competição de Arbitragem irão compartilhar as experiências adquiridas na competição a partir das 10h30, no Auditório Tarcísio Burity (Bloco E). A atividade é voltada a alunos de Direito interessados em aprofundar o estudo na área, mas também é aberta ao público geral. As inscrições serão realizadas no local, por ordem de chegada. Aos participantes da atividade será emitida certificação de 5 horas de atividades complementares.

Além dos relatos dos alunos do Unipê, na oportunidade ainda serão dadas explicações sobre o instituto da arbitragem, apresentação que será conduzida pelo Mestre em Direito pela UFPB, professor do Unipê e coach do Grupo de Estudos em Arbitragem e Comércio Exterior da instituição, Henrique Lenon.

Mais informações pelo e-mail geace@unipe.br.

Sobre o GEACE

O Geace iniciou suas atividades em dezembro de 2015 e se reúne quinzenalmente, na sala da Câmara de Arbitragem e Mediação (sala D78), no Campus do Unipê. O Grupo tem como coaches os professores Napoleão Casado Filho, Arthur Souto e Henrique Lenon e possui dois subgrupos: um estuda arbitragem nacional e se prepara para a Competição Brasileira de Arbitragem Petrônio Muniz, organizada pela Câmara de Arbitragem Empresarial (CAMARB); outro estuda arbitragem internacional e se prepara para o Vis Moot.

Nas competições, os estudantes já enfrentaram faculdades tradicionais do Brasil, como PUC-SP, USP, UFMG e FGV, além de escritórios de advocacia de renome internacional. Nas competições internacionais, os alunos do Geace do Unipê já arbitraram contra faculdades como Harvard, Yale, Sorbonne, Oxford, entre outras.

De acordo com o prof. Henrique Lenon, a figura de destaque no grupo é o professor Napoleão Casado, que também é coach e tem experiência com o time da PUC-SP, onde dá aulas. “Napoleão, que vem à Paraíba todos os meses exclusivamente para participar das reuniões do GEACE, já esteve em diversas edições da Competição Brasileira de Arbitragem e do Vis Moot Court, em Viena, alcançando excelentes resultados com o time da PUC-SP”, contou.

Como participar?

Os alunos interessados em participar do Geace devem enviar um e-mail, manifestando seu interesse, parageace@unipe.br. Por meio deste contato, ele receberá instruções de como proceder para ampliar a sua experiência acadêmica por meio da arbitragem.

Inscrições para o Vestibular

O Unipê está com as inscrições abertas para o Vestibular e os cursos disponíveis nesta seleção contemplam as áreas da saúde, da tecnologia, jurídica e de negócios. A inscrição pode ser realizada por meio do portalvestibular.unipe.br. Em caso de dúvidas, os candidatos podem ainda ligar para a Central de Relacionamento do Unipê: 0800-707-9210.

 Fonte: Centro Universitário de João Pessoa

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *