Dona Inês no Raízes do Brejo

Por Messina Palmeira

 

O bucólico município paraibano de Dona Inês, localizado no Curimataú Oriental do estado, integrou-se à Rota Cultural Raízes do Brejo. Neste ano, a rota recepciona turistas e moradores com uma rica programação sociocultural sob o tema “Beleza, Cultura e Paixão”.

No último sábado, dia 18, jornalistas paraibanos participaram de Fampress a Dona Inês, a convite do prefeito do município, João Idalino da Silva, e com apoio da PBTur. O passeio mostrou-se rico em belezas naturais, história, artesanato e gastronomia local. Os profissionais da imprensa tiveram a grata surpresa de descobrir que, apesar da falta d’água, Dona Inês é uma cidade organizada, limpa e muito acolhedora.

O evento teve início com visita às Marmitas do Lajedo Preto, belíssimas formações rochosas que lembram as divisões de uma marmita. O local, praticamente desconhecido, merece um estudo técnico preciso, por meio do qual seria possível determinar a idade das rochas e identificar possíveis resquícios de antigas civilizações, dentre outras linhas de investigação, objetivando maior conservação e preservação do local, que é um interessante sítio arqueológico de rara beleza.

Em seguida, o grupo de jornalistas seguiu para a Mata do Seró. A floresta, localizada a 3 km de Dona Inês, é uma reserva de Mata Atlântica administrada pelo Incra com cerca de 170 hectares de fauna e flora bastante variadas. Com seu cheiro inebriante, a mata funciona como pulmão para Dona Inês e é um excelente local para caminhadas e passeios contemplativos. No meio da reserva florestal encontramos o Bar da Mata, onde pudemos saborear o prato típico da região: a famosa maxixada.

Em Dona Inês visitamos, ainda, a Igreja Mãe, a Comunidade Quilombola Cruz da Menina e o Espaço da Memória. Após tantas visitas, nos deliciamos com um jantar regional e fomos à Praça Central visitar estandes de artesanato e comidas típicas da terra. Tudo de bom!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *