Professor do Unipê é eleito melhor da PB pela Quizlet

Thyago Maia

Professor é eleito melhor da PB pela Quizlet por ensinar com as TICs

Thyago Maia agora concorre ao prêmio nacional

Considerado pela Quizlet (ferramenta digital para incrementar a aprendizagem) o melhor professor da Paraíba por utilizar as ferramentas das Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs em sala de aula, Thyago Maia (foto), dos cursos de TI do Centro Universitário de João Pessoa – Unipê, vai concorrer ao título nacional. A seleção do melhor do Brasil vai ser feita pelo júri do Quizlet. Thyago foi indicado por estudantes, professores, amigos e até pais de estudantes na etapa estadual.

“Estou muito feliz! Como se trata de uma participação indicada e promovida pelos próprios alunos, ganhar esta etapa só demonstrou que estou no caminho certo. O reconhecimento do trabalho, demonstrado pelos meus alunos, colegas de trabalho, amigos e familiares, foi o maior prêmio conquistado”, confessou o professor sobre a etapa, apurada em votação virtual. Se selecionado como melhor professor na etapa nacional, Thyago e mais uma das pessoas que o indicou vão ganhar uma viagem de ida e volta para a sede do Quizlet em São Francisco, nos Estados Unidos.

De acordo com o professor Thyago, ferramentas como Quizlet, Kahoot!, Proludy e Robocode permitem “gamificar” o aprendizado, o que faz com que o aluno possa praticar os conteúdos discutidos em sala de aula de uma maneira menos tradicional, de maneira mais lúdica e divertida.

“Elas são baseadas em metodologias nas quais o aluno aprende de forma competitiva a partir de elementos frequentemente disponíveis em jogos de computador, por exemplo”, falou o professor. Conforme explicou, a maior parte dos aplicativos oferece recursos de geração de relatórios nos quais os estudantes ganham uma resposta imediata sobre tópicos abordados nas atividades, o que Thyago considera um ótimo recurso para o diagnóstico da aprendizagem.

“Motivados pela diversão, competição e feedback promovidos por tais plataformas, os alunos se sentem mais à vontade para participar das aulas. O professor, por outro lado, fornece mais um recurso de aprendizagem ao aluno, permitindo-o ‘aprender a aprender’ e possibilitando-o ser ator do próprio conhecimento”, disse.

Confira no portal educadorinspirador.com.br a lista de professores que venceram em cada estado do país.

Fonte: Centro Universitário de João Pessoa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *