Abrajet-PB realiza Fampress a Gurinhém

2,
Por Messina Palmeira
A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo da Paraíba- Abrajet-PB, por meio de sua diretoria e associados, realiza Fampress a Gurinhém, município que realiza o 1º Festival da Jabuticaba, fruta brasileira nativa da Mata Atlântica. O município, cujo prefeito é Cláudio Madruga, tem grandes atrativos turísticos, a exemplo da Serra do Catolé, destino que vai ser visitado pelos jornalistas. No Fampress, parte da mídia paraibana terá a oportunidade de colher jabuticabas, além de degustar o suco e a geleia feitos com a saborosa fruta. O evento vai acontecer amanhã, dia 23 de fevereiro.
Jabuticaba ou jaboticaba
A jabuticaba ou jaboticabada  é o fruto da jaboticabeira ou jabuticabeira, uma das árvores mais cultivadas no Brasil. De origem desconhecida, a jaboticaba que tem uma potente ação antioxidante, pode ser consumida  in natura, ou na forma de suco, geleia, aguardente,  licor, vinho e vinagre.
Gurinhém
 O historiador e pesquisador baiano Teodoro Sampaio, acredita que o significado Gurinhém pode ser “o canto dos pássaros ou o rumor dos bagres”.
Distante 63 Km da capital paraibana, o  município tem seu nome originário do  rio Gurinhém, afluente do rio Paraíba e que nasce  na cidade de Serra Redonda, se estende até  Cruz do Espírito Santo.
De origem quase desconhecida, o atual município teve início por volta de 1820.  Naquele ano, padres jesuítas encontraram uma imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e ergueram uma capela em sua homenagem.  Esse antigo distrito de Pilar tornou-se município no ano de 1958.
Adminstração
O atual prefeito, Cláudio Freire Madruga, tem procurado dinamizar o município mostrando o seu potencial turístico. Neste ano de 2018, realiza o Primeiro Festival da Jaboticaba, evento que pretende revelar as belezas de Gurinhém, sua flora e delícias feitas a partir da jaboticaba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *