Premiações concedidas pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo da Paraíba, Abrajet-PB

Troféu Waldemar Duarte

O Troféu Waldemar Duarte, premiação anual concedida pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo da Paraíba (Abrajet-PB), homenageia pessoas ou entidades que contribuem para o desenvolvimento do turismo paraibano.

 

Waldemar Duarte

O escritor, jornalista e advogado Waldemar Bispo Duarte foi um dos fundadores da Abrajet Paraíba no ano de 1986. Ele, que nasceu em 18 de julho de 1923 e faleceu em 04 de setembro de 2004, era membro da Academia Paraibana de Letras e, pelos relevantes serviços prestados à cultura paraibana, recebeu, dentre outras homenagens, a Medalha Augusto dos Anjos. Após o falecimento de Waldemar Duarte, a premiação originalmente intitulada “Noite dos Melhores do Turismo” passou a receber seu nome.

 

Jurandir Maciel

O artista plástico pernambucano Jurandir Maciel é responsável pela idealização e criação da escultura que representa o Troféu Waldemar Duarte. O artista iniciou sua trajetória profissional na década de 1980, quando conceituou todo o seu trabalho na preservação do meio-ambiente por meio do desenvolvimento sustentável. Utiliza como principal matéria-prima o metal, sobretudo o alumínio, que recicla na sua fundição artesanal, em Recife. Na capital paraibana, Jurandir Maciel mantém museu/ateliê instalado no Largo da Praça São Pedro Gonçalves, no bairro do Varadouro, Centro Histórico.

 

Comenda Wills Leal

Criada no ano de 2016, durante a gestão da presidente Messina Palmeira, a Comenda Wills Leal tem como objetivo homenagear personalidades que contribuem  para o engrandecimento da sociedade paraibana, seja por seus trabalhos ou por influência turística, social, artística, política ou econômica.

 

Wills Leal

Wills Leal é escritor, jornalista, fundador e primeiro presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo da Paraíba (Abrajet-PB). Ingressou na Academia Paraibana de Letras no ano de 1992 e, aos 82 anos, se mantém atuante. Teve seu nome escolhido para dar nome à comenda entregue pela Abrajet-PB por ter contribuído de maneira efetiva para o crescimento da Paraíba nos meios culturais, sociais e acadêmicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *